sábado, 18 de agosto de 2012

FAÇO TUDO POR AMOR (CAP. 41)


Ela chegou perto das nove horas da noite e me encontrou emburrada, sentada no sofá. Rafa não tinha nem largado a bolsa e os livros em cima da mesa e eu já estava aos berros:
- Eu pedi que você não contasse nada a eles!
Rafaela ficou surpresa com o meu surto. Dificilmente eu perdia a calma mesmo que isto significasse eu me corroer por dentro.
- Ei, mal cheguei!
- Por que você contou a eles que eu fui para a rua? Por que não me deu um tempo para ajeitar as coisas?
- Porque não estou com a menor vontade de levar você nas costas!
Aquilo estava longe de ser uma conversa civilizada. Todo o diálogo era feito em alto e bom som.
- Desde quando você me levou nas costas? Por algum momento que fosse você achou que eu iria lhe pedir dinheiro para pagar minhas contas?
- Mesmo que pedisse, não iria adiantar. Sou tão dura quanto você é. Quer mais? Nossos pais têm que saber o que está acontecendo nesta casa!
Comecei a ficar cada vez mais enfurecida. Continuei sentada no sofá para manter alguma distância dela antes que nos atracássemos de vez.
- E o que está acontecendo aqui? Para mim tudo está tão normal quanto sempre foi.
- Ah, mas não está mesmo – e Rafaela apontou o dedo para mim – Contei tudo para eles. Alguém tem que chamar você para a responsabilidade.
- Nunca fui e nem nunca serei irresponsável! Você está louca!
- Desde que você começou a namorar este tal de Nando... Você está se dando conta do que está fazendo?
- Sim, eu estou amando este “tal de Nando”. Assim como você também deve estar amando o ”tal do Guto”.
- A diferença é que eu não me anulei namorando o Guto. Já você, por causa do seu namorado, não está indo à faculdade, perdeu o estágio... Esqueci alguma coisa? Você deixou sua vida para viver a dele.
- Talvez eu tenha feito isto porque a vida que tenho levado não seja mais tão interessante.
Rafaela ficou surpresa com o que eu disse. Imagino que a vizinhança também, devido ao som cada vez mais alto das nossas vozes.
- Bem, se sua vida não está sendo mais tão interessante, o que pretende fazer? Largar tudo?
- Quer saber? Tenho pensando muito nisto.
- Pensado em quê? Em largar tudo? – Rafaela nem disfarçava mais seu assombro com a minha revelação.
- Não gosto de cursar Design – confessei furiosa – Não gosto dos meus colegas e nem dos meus professores. Até foi bom ter saído do estágio. Quem sabe eu consigo outra coisa que me dê mais satisfação?
Minha irmã ficou muda, sem saber o que dizer. Eu prossegui, desafiando-a:
- Vá! Conte tudo aos nossos pais. Conte que sua irmãzinha surtou!
- Conte você – ela sussurrou, arriando-se em uma cadeira – Eles já estão chocados com as suas atitudes. Eu não vou pôr mais lenha na fogueira.
Ficamos as duas em silêncio por quase um minuto. Com a voz mais ponderada, Rafaela perguntou:
- E o que você vai fazer agora?
- Não sei – respondi de mau humor – Vou acordar amanhã e pensar em alguma coisa.
- Você quer mesmo largar o curso? Você estudou tanto para passar no vestibular... Até planejamos trabalhar juntas.
Ela parecia genuinamente abalada com as coisas que eu havia dito. Respondi chateada:
- Você não iria querer uma pessoa rabugenta ao seu lado como colega.
- Ao menos você descobriu do que gosta? Ou melhor, qual curso gostaria de fazer?
- Hotelaria. Acho que posso gostar desta área.
- A nossa universidade não oferece este curso. Somente as particulares.
- Eu sei – respondi desanimada.
- E como você pretende pagar esse curso?
- Não sei.
- Bem, imagino que você vai pensar sobre estas coisas amanhã cedo?
- Ou amanhã de tarde. Não tenho mais compromisso para me levantar às seis horas da manhã.
Minha irmã se levantou, demonstrando não estar mais a fim de continuar aquela conversa estressante. Suspirou:
- Espero que você não se acostume na boa vida.
- Em absoluto – neguei veementemente – Ainda mais que eles disseram que vão vir para cá em quinze dias caso eu não tenha dado um jeito na minha vida. Você já sabia disso?
- Claro, eles me contaram.
- Simplesmente isto não tem cabimento. Eu tenho 22 anos, não preciso que meus pais venham me fiscalizar.
- 22 anos, mas com comportamento de 15.
Ela disse aquilo e se enfiou no banheiro para tomar uma ducha. Emburrada e de beiço, voltei para meu quarto e dormi logo que pus a cabeça no travesseiro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário