quinta-feira, 22 de novembro de 2012

FAÇO TUDO POR AMOR (CAP. 62)


− Veja isto aqui.
Eu estava com o Nando no apartamento dele. Meu namorado me mostrava uma foto colorida, de tamanho médio. Aproximei-me curiosa e engoli em seco. Era um convite para o aniversário de 35 anos do casamento dos meus tios. A foto era o convite e ambos estavam muito bem, parecendo bem felizes.
− Que foto bonita, Nando.
Ele estava orgulhoso. Comentou:
− Eles vêm planejando a festa há tempos. Convidaram parentes até do Espírito Santo, pelo lado da mamãe. Será uma enorme comemoração.
Comecei a gelar rapidamente. Devolvi a foto perguntando:
− Do Espírito Santo? Sua mãe tem origens naquele estado?
Tinha sim, eu sabia, só que havia esquecido. Nando possuía um monte de primos que moravam lá.
− Sim, foi onde ela nasceu. Contei para você como meus pais se conheceram?
− Não – respondi, fingindo um grande interesse. Eu conhecia a história.
− Meu pai foi passar umas férias no Espírito Santo. No segundo dia ele foi à praia e conheceu minha mãe. Foi amor à primeira vista. Antes de ele viajar de volta para casa, jurou que voltaria para buscá-la. Um mês depois eles já estavam morando juntos aqui, tudo foi muito rápido. Quem não gostou muito foi meu avô… Mas depois ele se acostumou.
− Que lindo... E o amor se mantém até hoje.
− Então? Não é justo que seja celebrada uma festa? Uma grande festa? – perguntou ele muito empolgado.
− Claro… E… seus primos, tios… já confirmaram presença?
− Sim, estão loucos para vir. Meu pai tem uma relação muito estreita com meus tios. Ele não tem parentes. Deve sentir falta disto.
Minhas antenas se alertaram. Cautelosamente eu perguntei:
− Seu pai não tem ninguém?
− Além de nós, não – Nando ficou um pouco pensativo e acrescentou – Quer dizer, meu pai tem um irmão, mas ninguém sabe onde ele está.
− É mesmo?
− Não vale a pena contar, Pauline, é uma história que marcou negativamente nossa família.
Meus olhos estavam cravados no Nando. Ao mesmo tempo em que desejava que ele contasse a sua versão, eu ansiava que o assunto parasse por ali mesmo.
− Que coisa...
− O irmão do meu pai… tentou assassiná-lo.
− O quê?

Quase gritei e meu rosto ficou todo branco. Nando me encarou, não entendendo minha reação.
− Mas não aconteceu nada – ele apressou-se a dizer – Isto é, houve uma tentativa de roubo por parte do meu tio. Eles eram sócios. Meu pai o flagrou e aconteceu uma briga terrível. Aquele homem – e Nando fez uma careta de nojo – acertou um tiro no meu pai. Foi de raspão, porém uma tentativa de homicídio.
− Ele chegou a ir para a prisão? – eu continuava em choque.
− Meu tio simplesmente desapareceu. Pegou minha tia e as filhas e foi para algum lugar. Deixou tudo para trás. Casa, carro, móveis. Papai chegou a pensar em colocar a polícia atrás, porém a família inteira convenceu-o a desistir disso.
− E você ainda se lembra dele? Fisicamente falando.
− Claro, eu o reconheceria em qualquer lugar, até mesmo em um estádio de futebol lotado.
− Que história… horripilante.
− Um dia destes eu estava conversando com o Ricardo sobre isto. A sorte do meu tio é que nós éramos pequenos. Se fôssemos mais crescidos as coisas não teriam passado em brancas nuvens.

Tentei defender meu pai.
− Nunca passou pela sua cabeça que esse homem pode ter se arrependido? E até mesmo estar fazendo alguma coisa para expiar os seus pecados?
Nando deu uma risadinha, irônica:
− Não acredito nisto. Uma pessoa que nasceu com desvio de caráter, só muda na reencarnação seguinte e olhe lá. Mais cedo ou mais tarde ele vai aprontar outra. Será que terá a mesma sorte? Ou será que já está morto por algum golpe mal dado?

Era muito triste ouvir aquelas palavras sobre meu pai. Nunca me pareceu que ele tivesse desvio de caráter ou qualquer coisa do gênero. Provavelmente pelos seus próprios erros do passado, ele tenha feito tanta questão de que eu e Rafa fôssemos tão certinhas, tão cumpridoras dos nossos deveres. Meu pai não era um homem mau. Talvez tivesse sido fraco em algum momento da sua vida. Agora ele era um homem bom e digno. Para mim sempre tinha sido. Eu me sentia abalada demais com aquela descoberta triste.
− Imagino que minhas primas tenham saído a ele.
− As filhas dele? Será? – minha voz era um fio.
− Claro. O lado mau é sempre mais forte.
Eu sentia meus olhos se arregalarem cada vez mais.
− Se eu pudesse mandava aquele homem para a cadeia. Ele tentou matar meu pai! Você sabe o que é isto?
− Nando, não vale a pena remoer este ódio. Esqueça! Seu pai esqueceu?
− Creio que não. É uma mágoa que ele sempre levará no coração. Tenho a impressão de que ele nunca perdoou meu tio.

Meu coração ficou pequeno. A família dele odiava a minha. Jamais haveria chances de reconciliação. E Nando namorava a filha do homem que tentou matar seu pai.
− Devo estar apavorando você com a história podre da minha família. Bem, toda família tem sua ovelha negra.
− Só estou surpresa – garanti afagando a mão dele.

Sou o lado podre da sua família, Nando. Sinto muito.

O telefone dele tocou e Nando se afastou para atender. Com as mãos trêmulas peguei novamente o convite. A festa seria realizada em um domingo, na sede campestre de um clube muito chique e badalado. Faltavam duas semanas. Seria um almoço, com direito à música ao vivo, danças... Como eu iria fazer para escapar? Pensei em ficar doente, fugir, me mudar para outro planeta. Para meu desespero, caí na real de vez. Não havia mais volta. Meu namoro com o Nando estava prestes a se esfacelar. Não era mais possível prosseguir com aquilo tudo.

Estava na hora de eu pular fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário